segunda-feira, 30 de março de 2009

IV Semana da Quaresma


A Bíblia na caminhada de São Paulo

Esta semana São Paulo convida-nos a abrir o coração e a partilhar emoções e estados de espírito. Convida-nos, ainda, a entregarmo-nos a Deus, quer isso nos faça felizes ou mesmo sofrer, e também ao amor, pois para nós vida e amor são um só, e só vivemos felizes quando o temos.

Como cristãos devemos aproveitar este tempo especial da Quaresma para reflectir sobre o que é realmente importante na nossa vida. E o que será mais importante na vida de um mero ser humano que o amor?

Amor é dar-se ao outro integralmente e de uma forma gratuita para construir algo. Tanto Deus como São Paulo são perfeitos exemplos da entrega ao próximo. São Paulo abdica de uma vida dedicada à perseguição da religião cristã, para no final aperceber-se do seu erro e juntar-se aos que perseguia. Por seu lado, Deus entregou o seu próprio filho para salvar os que amava.
Tal como para S. Paulo toda a sagrada escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir, educar segundo a vontade de Deus, e assim como S. Paulo recebeu e transmitiu a palavra de deus, é nosso dever também o fazer.