segunda-feira, 6 de abril de 2009

Domingo V Quaresma

Carta de S. Paulo aos jovens de Anta

Queridos jovens:

Nesta quinta semana de Quaresma, vamos escutar S. João que narra a experiência de um grão de trigo. Talvez hoje possamos aprender algo contemplando o dinamismo da Natureza.
Há algo que admiro especialmente em vocês, jovens do século XXI: a vossa sensibilidade ecológica, o desejo de deixar aos homens e mulheres do futuro um planeta onde se possa respirar ar puro, desfrutar da natureza. São colaboradores de Deus, responsáveis e empenhados em cuidar da Criação. Mas, às vezes, pergunto-me: Como está a ecologia do ser humano?
A palavra ecologia não existia no meu tempo, mas penso que significa cuidar do ecossistema, não destruir nada que possa desequilibrar ou fazer desaparecer espécies, não forçar nem interromper o ritmo da natureza...
“Crescer em humanidade” – ou sermos cada vez mais humanos – também supõe um ritmo próprio que produza dinâmicas de vida, valores que devem ser respeitados, etapas a serem percorridas e que não podem ser aceleradas. Considero importante, queridos jovens, que iniciem novas campanhas ecológicas, que se preocupem com a ecologia das vossas relações pessoais. Ecologia também é perdoar o outro quando falha; é amar aquilo que arrancariam de vocês mesmos e dos outros; é não usar o outro para os meus próprios interesses e não deixar-me usar. Não se esqueçam de tratar da ecologia do vosso espírito: encham os vossos pulmões do ar de Deus que vos permite inspirar e expirar a paz e o amor. Sigam o ritmo do Espírito que de dentro nos faz exclamar “Abba Pai” e que nos faz deixar Deus entrar e expressar o Seu desejo e a Sua vontade.

Paulo, Apóstolo de cristo

Sem comentários: